Pular para o conteúdo principal

Desafios e projetos literários para 2016:

Olá, tudo bem com você?

Bem, esse ano resolvi me organizar um pouco melhor com as minhas leituras e participar de dois desafios literários.

O primeiro deles é o Desafio Livrada 2016, que é um desafio proposto pelo Yuri, dono do Site e do Canal Livrada.


Fiquei sabendo desse desafio há umas duas semanas, por meio do vídeo da Isa do canal lidolendo:




E depois fui conferir o vídeo que propõem o desafio:




Então, depois disso tudo, o que já era sei lá umas três da manhã (noites de insônia, gente, além de ler, fico vendo vídeos de booktubers), decidi que iria participar.

Demorei um pouco para fazer a minha lista e ainda não tenho físico dois dos livros escolhidos, porém pretendo adquirir ou ler pelo Lev.
Então, depois de três listas e um pequeno engano de um dos livros que já li (achei que um dos livros escolhidos era bobo, mas quando comecei a ler comecei a ver que era sério e que o anterior do mesmo autor - li em edição única com três livros - era bobo, então fiz uma pequena troca. Em minha defesa: fui enganada pelo Velho Buk e seus títulos).

E eis aqui minha lista dos libros para o Desafio Livrada 2016:

1 - Um prêmio Nobel:

Cem anos de Solidão

2 - Um Livro Russo:

Guerra e Paz

3 - Um cânone da literatura ocidental:

Moby Dick

4 - Uma novela:


A Dama das Camélias

5 - Um livro que você não sabe porque tem:


Investigação sobre o entendimento humano.

Na verdade, sei porque tenho, só porque é do David Hume, mas não sei exatamente porque fiquei animada a comprar ou preferi Hume a Kant ou a Sartre, mas eis que olhei na livraria e convenci minha mãe a comprar: detalhe que eu nem sabia quem era esse cara na época e continuo tendo apenas uma vaga ideia, creio que ele não faz minha praia. Mas é um desafio, não é mesmo?


6 - Um autor do seu Estado:
O detetive de Florianópolis - Jair Francisco Hamms

Não tenho o livro físico, ainda.

7 - Um livro publicado por uma editora independente:


Vivendo além da fronteira da realidade
O autor desse livro também é do meu estado (Santa Catarina, para os desavisados)

8- Uma ficção histórica:

E o Vento Levou

9 - Um livro Maluco:

Graça Infinita

10 - Um livro que todo mundo já leu menos você:
Crime e Castigo

Não que todo mundo já tenha lido, mas todo mundo que acompanho ultimamente e ao meu redor já leram, então para mim todo mundo já leu, menos eu que meio que abandonei por vontade de esganar o personagem principal ( e.e). Mas vou tentar de novo.
Obs: Notem que meu marca página é a nota fiscal do livro.

11 - Um autor elogiado por um autor que você gosta:
 Saco de ossos - Stephen King.

Neil, Draccon, mais uma penca de gente e porque quero começar a ler mais coisas dele.

12 - Um livro bobo:

Mulheres

Não que seja bobo, bobo, mas eu achei bobinho, tem passagens profundas, mas tem outras coisas engraçadas e ele não é bobo do tipo "nossa, não acrescentou nada", mas é bobo porque eu achei o personagem meio bobão, enfim, classifiquei como bobo e é.
Esse já foi lido, yey \o/

13 - Um romance de formação:


Memórias de um sargento de milícias.

Não tenho certeza se é de formação, mas pelo que eu lembro da escola - lemos uma versão adaptada - ele fala da infância do principal e da evolução dele e etc, e são memórias, então acho que se encaixa nisso.
Veio no Lev, então é um sinal...

14 - Um Livro esgotado:
Perestroika.

Porque era do meu pai e faz éons que quero ler, mas não tinha me animado. E também para termos alguma velharia teórica no meio de todas essas estórias.

15 - As aventuras do bom soldado Svejek

Esse último é a indicação do Yuri e ele chegou hoje \o/



O Segundo é o 12 Livros para 2016


Ok, na verdade esse aqui deveria ser proposto por mês, e foi inspirado no desafio que a Tatiana Feltrin faz, e esse ano especificamente só escolhendo calhamaços, como podem conferir aqui:





Como eu fiquei com preguiça de dividir por mês apenas escolhi doze livros e vou lê-los aleatoriamente durante o ano de 2016, sendo eles:

O capitou saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (lido) (obs: é na edição única da LPM que apareceu lá em cima).

Os miseráveis.

As Brumas de Avalon.



O segundo Sexo.



Eternidade por um fio.


O nome do vento.


Os Maias.


Paris é uma festa.


A volta ao mundo em oitenta dias.


A arte de escrever (lendo)


It - A Coisa.


O código élfico.




Projetos 

Lendo Guerra e Paz

Então, como vocês já devem saber, está rolando um Lendo Guerra e Paz, no canal da Tatiana Feltrin, clica aqui para ver a playlist, e eu estou participando. Estou um pouco adiantada na leitura, já estou na segunda parte do terceiro tomo.

Fevereiro Rereads.

O projeto Fevereiro Rereads, é um projeto criado pela Thereza, do Thereza Reads, e consiste em pegar aqueles livros que você quer tanto reler, e no mês de fevereiro relê-los sem culpa alguma.
Não entendeu? O vídeo dela explica direitinho:





E para minha TBR escolhi:

Mulher Maravilha - O Espírito da Verdade



(Aquele enorme ali do meio, que não achei a foto individual '-' ) 



A Dama das Camélias


A participação é pequena, mas o que vale é a intenção :3



Projeto de leitura "Os Miseráveis" - Vitor Martins + All about that book

Eu vi alguns projetos rolando de Os Miseráveis de outros canais, só que obviamente vi atrasada e fiquei com preguiça de participar. E aí hoje, entro no youtube e vejo a notificação deste vídeo:


Como Os Miseráveis já está na minha meta deste ano, pensei, "Por que não?". 
Minha edição é diferente da deles, é uma que tenho desde 2011(foto lá em cima) e desde lá sempre fui empurrando para depois, porque como li no mesmo ano uma versão adaptada para escola tenho uma noção do que acontece na história e estava me preparando psicologicamente para lê-la

Então eis me aqui.

Para os curiosos eis a edição adaptada que li na escola na oitava série: 


E então...

Por enquanto estou participando e me organizando assim, provavelmente vou me meter em mais coisas até o final do ano e também tem algumas maratonas que irei participar e talvez até fazer algumas.
Participei da Maratona Skindô Skindô e logo postarei sobre como foram minhas leituras e o quanto rendeu, então fiquem ligados.

E dentro de todos os livros mostrados, por enquanto estou lendo:

Guerra e Paz, segundo volume, segunda parte do terceiro romo
Graça infinita
A Arte de Escrever

Se quiser ficar mais por dentro das minhas leituras, seja meu amigo no skoob :) 
E também no instagram: @rosesforbibi

Beijinhos ;*
B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 conselhos de alguém com quase 20 anos

Oi, tem alguém aí? Em dez dias eu faço duas décadas de existência. E isso é muita coisa, ou pouca, depende do ponto de vista. Mas do meu ponto de vista é um bocado, que só me diz que tem mais um bocado pela frente (Graças a Deusa), e que já aprendi muito, e que ainda tem muito a aprender. Nesses últimos 19 anos eu aprendi muitas coisas, mas a principal é que essa vida só tem significado enquanto estamos aprendendo algo, que cada dia é uma lição e que enquanto você não aprender a lição que a vida quer lhe dar você vai continuar sendo colocada nas mesmas situações. Eu sei que a maioria das pessoas acredita que só aprendemos na prática, mas não acredito nisso porque já aprendi muito com conselhos dos outros ou ouvindo histórias dos outros e evitando repetir o mesmo erro, afinal, mesmo que não fosse comigo a situação era parecida e o resultado provavelmente seria o mesmo. Digo isso porque vou compartilhar 20 coisas que aprendi ao longo desses quase 20 anos e acho que podem ser muito út…

Resenha: O poeta do exílio.

e
Sinopse: Pedro e Júlia estavam animados. Sua banda era finalista do festival estudantil Vozes de Classe. O regulamento exigia que as músicas se inspirassem em poetas brasileiros. Cada banda interpretou essa exigência à sua maneira. Precisavam agora animar a torcida. Os jovens criam cartazes, lançam torpedos, folhetos etc. E precisam também reunir informações sobre Gonçalves Dias, o autor do poema que deu origem à música classificada. Então, Pedro teve a ideia de criar um blog especial. Nasceu assim o BlogDoDias. Ali cabia tudo o que se relacionasse a Gonçalves Dias: poemas, cartas, artigos de jornal, documentos da época do poeta... Enfim, o blog agitou a galera e acabou se transformando em um completo dossiê sobre o poeta. No meio de todo esse agito, Pedro e Júlia parece que estão...Ah, os poemas de amor de Gonçalves Dias...
Certo, hoje de manhã a linda da coordenadora do colégio apareceu com os livros que iremos ler esse trimestre, eu nem um pouco metida, já li o meu livro, primeiro …

Internet Ruim e Nescafé

A internet ruim é algo irritante. Só cai e mal funciona, causando um mau humor danado para quem usa, e digo mau humor para os controlados, porque para os impacientes explosivos (como eu) passam raiva e acabam por se irritar e descontar em quem estiver por perto.
                O problema da internet que não funciona como deveria, é que ela nos engana, nos ilude e nos usa, deixando-nos ainda mais na frente do computador, para que por algum motivo continuemos a passar nosso tempo passando raiva e o gastando em algo que por não funcionar como deveria, é quase como não fazer nada.                 E também é assim o nescafé, ele deveria ser café, mas não é. Não tem o mesmo gosto, e deveria ter, ou assim, você é iludido a pensar. Mas o gosto é diferente, e para alguém que aprecia o bom café, entende o que estou tentando falar (ou não, minha mãe ama café e também ama nescafé... Acho que a culpa disso é por ela ser de gêmeos... Não que eu acredite em signos...).                 E por que es…