Pular para o conteúdo principal

Resenha (Comentário) Sobre Dragões de Éter

Oi pessoal, eu sei que andei sumida, mas voltei. Ainda estou viva!
Espero que gostem da resenha. Eu fiz ela ontem de madrugada. Então ignorem erros de português ou concordância ou repetições.
Espero que gostem :3
             
           Estou aqui em uma madrugada quente do dia 15 de Outubro (dia dos professores, parabéns professores), para falar de uma Trilogia que acabou de me colocar em depressão pós-término de livro. Ainda estou digerindo o final e decidindo se esgano o autor ou dou um abraço daqueles fortes e agradeço do fundo do coração por ter escrito a série de livros.
                Bem, (como vocês já sabem por culpa do título) eu estou falando da Trilogia Dragões de Éter, escrita por Raphael Draccon e publicada pela editora Leya. Sem dúvida alguma uma das melhores (se não a melhor) Trilogia que já li.
                Antes de eu começar a dar piti e falar de quanto o Raphael Draccon é um escritor maravilhoso, divo e essas coisas que garotas costumam falar, e mesmo que eu seja uma daquelas garotas meio duronas quando eu realmente AMO alguma coisa eu ajo que nem uma daquelas tietes ridículas de boybands. Mas em fim, como sou uma pessoa controlada. Juro que vou me controlar, ou melhor vou tentar.
                Bem, estava lá eu, certo dia, olhando os livros no Submarino. Só para deixar claro eu NUNCA tinha comprado livro pela internet, porque sou uma amante de livrarias, acontece que um rapaz me chamou no facebook e falou de uma promoção de uma série de livros que eu queria muito. Então verifiquei o site. Convenci meu pai a comprar a tal série. O problema é que quando ele foi comprar, o produto tinha esgotado. Aí eu olhei outros livros e convenci meu pai a me dar o box da Trilogia. Eu já havia lido um livro do Draccon e me apaixonado (no caso, o livro foi Fios de Prata – Reconstruindo Sandman, emprestado por um amigo que se arrepende até hoje por ter me apresentado o autor. Ele ainda está me escutando dar piti como uma maldita pré-adolescente tiete fã de boyband).
                OK. Beleza. O pai comprou os livros e eu fiquei na expectativa. Confesso que não esperava tanto. Aí depois de uma aula de educação física onde passei o horário inteiro conversando sobre livros e sobre o box com um ótimo amigo meu, minha mãe foi me buscar na escola e lá estava ele. Cheguei em casa, abri e fiz toda aquela cerimonia com os livros. Porém, confesso que não esperava tanto da história. Esperava que fosse boa, mas não tanto capaz de me fazer me apaixonar.
               
   
 Até abrir Caçadores de Bruxas (o primeiro volume da série), durante as malditas 438 páginas (contando com Posfácio e um conto extra) eu não consegui parar de ler. Eu simplesmente amei cada personagem e cada cantinho de Nova Ether.
                Além de Draccon ter o jeito mais cativante e divertido de narrar uma história, a estrutura do livro é perfeita. Sério, os capítulos acabam com aquelas frases maravilhosamente épicas, durante o livro há frases marcantes, reflexões mais épicas ainda (não estou conseguindo achar muitas palavras diferentes que possam descrever a magia do livro). E eu juro que se um dia conseguir escrever como ele eu vou morrer feliz. Porque, cara, é sensacional.
                Aí, beleza. Ele faz aquelas releituras simplesmente incríveis dos continhos infantis que todo mundo conhece. Inclusive transforma alguns em algo bem “macabro”. Faz menção a uma das minhas bandas de rock preferida (lê-se Nirvana). Eu creio que já citei os personagens perfeitos e tudo o mais. Mas detalhe, os personagens são perfeitos não por serem idealizados nem nada disso, é porque eles parecem incrivelmente reais, como se fossem pessoas que você conhece. Dá até para pensar “Cara, aquele personagem é igual a fulano”. E aí, óbvio você simplesmente começa a amar alguns personagens ou odiá-los. Normal em qualquer livro.
                Bem, notem que não estou falando muito sobre os personagens em si, porque tem até que “bastante”, mas é porque quero me ater ao jeito que o autor escreve e as sensações maravilhosas dos livros. Tá esclarecido isso (um pouco tarde demais) vamos ao segundo volume.
               
  Aqui vou falar um pouco da história. Em Corações de Neve, já conhecemos quase todos os personagens. E os que nos são apresentados aposto as minhas fichas que você já ouviu falar de pelo menos um deles. Mas não vou falar o nome, não porque eu considere spoiler, mas só porque causar curiosidade nos outros é algo muito bom.
                Voltando ao livro. Eu juro que foi nesse volume que eu decidi que iria esganar o autor. Ele separou o meu casal preferido e ainda fez com que isso fosse ter um bom sentido. E o pior me fez ficar uma semana ouvindo Lithium, e inclusive escrever um conto com essa maldita música (que de maldita não tem nada, só estou praguejando porque é legal. E a música é a do Nirvana tá, não vão me confundir com a do Evanescence) e se querem saber o porquê da música leiam a porcaria do livro (que de porcaria não tem nada).
                Bem foi nesse volume também que eu pirei com a parte que ele fala de arte marcial. Sério foi algo perfeito, e o sentindo que ele dá, é... Bem, é perfeito. E sério, eu só não esganei ele mentalmente por culpa dessa parte (e os casos que eu comentei aqui não estão em ordem linear dos acontecimentos do livro).
               
 Chegamos ao terceiro e último volume (eu chorei no final dele, julguem-me), Círculos de chuva. E eu demorei um dia a mais para terminar de ler porque eu não queria que acabasse. Sério, eu nunca tenho dessa sabe, de querer que algo não acabe. Normalmente eu quero terminar de ler para saber o que vai acontecer e tudo o mais. Mas por algum motivo eu não queria que acabasse.
                Então, comecei a ler. E juro que meu coração nunca mais vai ser o mesmo depois desse livro. Primeiro porque as frases épicas, os momentos legais e todas aquelas coisas que precisam ter em um ótimo livro tem (em todos volumes também) nesse livro.
                A trama que foi se construindo durante os dois primeiros livros tem um “desfecho” incrível que encaixa direitinho e de uma maneira super. perfeita em direção ao final. E inclusive, as cenas de batalha são ótimas. Um pouquinho cruéis, admito, mas tão reais, brutais e um pouquinho cativantes.
                E ah... Eu estou evitando falar muito da história em si porque se não vou acabar contando tudo e eu sei que spoiler não é legal. Mas sério. O final é um pouquinho surpreendente, apesar de já esperarmos a vitória de uma certa parte e tudo mais. Mas o último capítulo e o que eu defini como Epílogo. Caramba, o último capítulo me fez querer arrancar a cabeça do autor fora por ter deixado daquele jeito. E o “Epílogo”, fez eu chorar e ler em voz alta para o meu amigo no Skype. Porque, foi perfeito.
                Então como vocês devem ter notado e eu acho que devo ter usado umas mil vezes a palavra “perfeito”, é o que descreve essa Trilogia. Porque sim.
                Bem, e aí pros preconceituosos que falam que o Brasil não tem escritor que faça história decente, ou que não sabe escrever e aquele blá-blá que me irrita e tudo o mais. Raphael Draccon é brasileiro. E eu juro que nunca havia lido livros tão bons do gênero épico, sabe, que não enrolem e tudo o mais. Porque George R.R Martin e Tolkien são ótimos, mas cara, quem aguenta seis páginas para descrever a porcaria de uma refeição?
                Bem, aqui está a minha resenha, que não é bem uma resenha, da Trilogia Dragões de Éter. Eu recomendo. E espero não ter falado que nem uma obcecada. E se eu fui desculpem, mas leiam os livros que vocês vão entender. E agora, eu acho que vou parar de encher o saco dos meus amigos falando como a história é perfeita, ou não.



Obs: Os livros tem uma edição com outra capa, mas estou com preguiça de procurar. E particularmente falando achei essas capas mais perfeitas ainda.

Comentários

  1. Amei como você descreveu os livros, parece que são realmente contagiantes porque me senti da mesma maneira ;)

    ResponderExcluir
  2. Oieeee, sabia que o autor está divulgando sua resenha no face? Legal né?

    Tb fiquei triste com o que ele fez com meu casal preferido, mas ouvi rumores de que vai ter Dragões de Éter 4. To na expectativa!

    beijinhos

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu não sabia. E agora que você me avisou e eu vi, eu fiquei tipo "AHHHHHH", tá não foi exatamente assim, mas foi algo assim HSUAH
      Ahh eu espero muito que ele faça um quarto livro <3
      Obrigada
      beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O poeta do exílio.

e Sinopse:  Pedro e Júlia estavam animados. Sua banda era finalista do festival estudantil Vozes de Classe. O regulamento exigia que as músicas se inspirassem em poetas brasileiros. Cada banda interpretou essa exigência à sua maneira. Precisavam agora animar a torcida. Os jovens criam cartazes, lançam torpedos, folhetos etc. E precisam também reunir informações sobre Gonçalves Dias, o autor do poema que deu origem à música classificada. Então, Pedro teve a ideia de criar um blog especial. Nasceu assim o BlogDoDias. Ali cabia tudo o que se relacionasse a Gonçalves Dias: poemas, cartas, artigos de jornal, documentos da época do poeta... Enfim, o blog agitou a galera e acabou se transformando em um completo dossiê sobre o poeta. No meio de todo esse agito, Pedro e Júlia parece que estão...Ah, os poemas de amor de Gonçalves Dias... Certo, hoje de manhã a linda da coordenadora do colégio apareceu com os livros que iremos ler esse trimestre, eu nem um pouco metida, já li o meu livro, prime

Sorria

Somos felizes sem saber, pois a felicidade, é a certeza que estamos vivos. Então hoje, sorria, e dance, grite e cante. Seja feliz! Comece hoje a espalhar a felicidade pelo mundo! Pois se ele acabar amanhã, sua vida terá valido a pena! Sorria, e viva o momento! B.

Selo: Liebster Award

Olá gente, tudo bem com vocês? Hoje vim responder uma TAG/selo, que o blog Imemoriavel  me indicou. Obrigada pela indicação ^.^ Bem, vamos ao que deve ser feito: Essa TAG/selo tem como função divulgar novos blogs, e tem 4 tarefas: Falar 11 coisas sobre você, responder 11 perguntas feitas pelo o blog que lhe indicou, indicar 11 blogs com menos de 200 seguidores e fazer 11 perguntas para os indicados. 11 coisas sobre mim: 1-Nasci no mesmo dia que a Coco Chanel.  2-Além de amar ler, eu amo escrever. 3-Não me sinto confortável emprestando livros, é como se a pessoa estivesse arrancando um pedaço de mim. 4-Minhas inspirações internacionais são: Neil Gaiman e J.K Rowling. 5-Minhas inspirações nacionais são: Renata Ventura, Carolina Munhoz, Raphael Draccon, André Vianco e Eduardo Spohr. 6-Sou fissurada em livros de fantasia e adoro escrever nesse gênero. 7-Meu atual sonho de consumo são as edições encadernadas com todos os volumes de Sandman do Neil Gaiman (sim, são H